O roteiro gira em torno de um grupo de soldados americanos, especialistas em missões de resgates. A CIA, representada pelo Capitão Dillon, recruta os soldados comandados pelo Major Dutch, para resgatar um grupo de americanos que são mantidos reféns por guerrilheiros em um país na América Central. Mas ao chegar ao destino da missão eles são encurralados por um inimigo invisível, com armas muito mais poderosas do que as suas. Passam então, a serem caçados e mortos por um predador que não é natural da Terra, uma criatura vinda de outro planeta com o objetivo de caçar homens e guarda seus ossos como lembranças.
Marcado por seus inovadores efeitos visuais, O Predador foi um dos indicados a categoria no Oscar. Acabou perdendo para Viagem Insólita (Innerspace), mas algumas de suas inovações ficaram gravadas na história do cinema. A sinistríssima visão térmica do Predador – as melhores cenas de suspense – foi copiada e usada diversas vezes em outros filmes, assim como a camuflagem invisível que ele usa para se esconder dos soldados.
Diversas outras cenas foram marcantes no filme, mas algumas permanecem vivas na memória dos fãs. O aperto de mãos na cena inicial entre Dutch e Dillon foi alvo de diversas brincadeiras na internet, descrito em muitos sites como o “aperto de mãos mais macho do cinema”, isso pelo fato dos atores representarem vários personagens icônicos no cinema, como, Apollo Creed, Conan e O Exterminador do Futuro.
A melhor sequência do filme é a final. No combate Dutch versus Predador, a única ajuda que o major tinha era a da natureza. Usando apenas a floresta para criar um circuito de armadilhas, Dutch consegue derrotar a Predador. Nessa sequência, são mais de trinta minutos sem diálogo algum, está em cena somente a brilhante trilha sonora e a vigorosa atuação de Arnold Schwarzenegger.
A cena final reserva uma das risadas mais maléficas de todo o cinema. A beira da morte, a criatura aciona um dispositivo de auto destruição, e meio que transparecendo satisfação por sua caçada, emerge em uma gargalhada de arrepiar todos os pêlos do corpo.
(Máquina Mortífera) no papel principal. Em 2004, o Predador fez parte do crossover Alien vs Predador, com o personagem da franquia de sucesso dirigida por Ridley Scott. O Filme foi baseado numa história em quadrinhos homônima lançada em 1989.
Mais de 25 anos após o primeiro filme ser lançado, o estúdio 20th Century Fox anunciou em 2014, que está desenvolvendo uma continuação “inventiva” em parceria com o diretor Shane Black - criador da franquia Máquina Mortífera e roteirista do filme Homem de Ferro 3 - que também atuou no filme interpretando o Soldado Hawkins. A sequência ainda está em fase de pré-produção. Enquanto isso, nos divertimos assistindo O Predador quantas vezes for possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário